Inícioa abrir caminhoComo a caminhada carrega a bateria do smartphone

Como a caminhada carrega a bateria do smartphone

Está numa caminhada por uma mata ou em qualquer outro percurso sem tomadas de energia elétrica e a bateria do smartphone está a ficar fraca. Vai em breve deixar de correr o risco de ficar pendurado. A fonte de energia necessária ficará resolvida com os nossos passos e um minúsculo captador de energia na sola dos sapatos. É uma aplicação da conversão de energia mecânica em energia elétrica.

De facto, poderemos em breve caminhar com calçado gerador de energia, um sistema capaz de gerar 10W por sapato, portanto várias vezes mais do que o requerido para recarregar a bateria do smartphone. É uma inovadora tecnologia de captura e armazenamento de energia que reduz a nossa dependência de baterias.
Este avanço acaba de ser anunciado pela Universidade de Wisconsin-Madison. O professor de Energia Mecânica Tom Krupenkin e o investigador J. Ashley Taylor revelam já ter conseguido que a recarga de dispositivos móveis também possa ser móvel, utilizando para isso a energia que geramos ao caminhar e um dispositivo rudimentar de captação de energia instalado na sola de qualquer par de sapatos.

Gerar um total de 20W numa caminhada é uma fartura, tendo em conta as necessidades de alimentação elétrica da maioria dos dispositivos móveis modernos”, comenta Tom Kuperkin.

Para além desta investigação desenvolvida no âmbito da Universidade de Wisconsin-Madison, estão a avançar. É o caso de um grupo de jovens empreendedores, formados designadamente em áreas da engenharia eletrónica e mecânica, que constituíram a empresa “SolePower” onde está a ser desenvolvido o modelo “Ensoles”, basicamente um pequeno dispositivo que capta a energia produzida ao caminhar e que a conduz e armazena numa pequena bateria colocada sobre os sapatos. Nas contas da “Ensoles”, uma hora de caminhada, o que corresponde a cerca de 6750 passos, gera a energia necessária para alimentar 30 minutos de conversa num iPhone 6.

Pin It on Pinterest